Em Comportamento Textos Thaislane Costa Vida cristã

Ah, o amor...


Jesus respondeu:
— “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.

Nada escrito na bíblia foi escrito ali por acaso. Cada vírgula, cada trocadilho, cada coisa que, muitas vezes, nos passa despercebido, tudo foi posto ali com um propósito. Tenho certeza que Jesus, com sua infinita sabedoria, ao dizer essas palavras sabia o peso e o impacto que elas teriam até o dia de hoje. 
Algumas pessoas indagaram a Jesus acerca dos mandamentos, perguntando-lhe qual, ao seu ver, era o mais importante deles. Jesus, sabiamente, respondeu que o maior mandamento era, de fato, o amor. E nessa resposta de Jesus precisamos observar os três tipos de amores que Ele nos ensina a tornar como prioridade em nossas vidas. Vou falar dos três, mas o que eu mais quero frisar hoje é o terceiro e tão importante quanto. Então, esse texto é para você, que precisa se amar mais, que precisa entender o quão importante é se amar, se amar e se amar um pouquinho mais.
O primeiro e mais importante é AMAR À DEUS. Esse deve ser o primeiro e maior tipo de amor que devemos cultivar em nossos corações. Amar a Deus não é gostar. Não é ter medo. Não é barganhar. Amar à Deus é se entregar, é renunciar o seu eu, a sua vontade para cumprir e seguir a vontade Dele. Talvez, em algum momento ao ler isso você pense: Então amar a Deus é chato pra caramba. Eu tenho que renunciar a minha vontade… é uma vida inteira de abdicações. Não! Não é. Imagine duas pessoas que se gostam e iniciam um relacionamento. Haverá momentos onde elas precisarão renunciar a própria vontade para fazer o outro feliz. Precisará negar à algumas de suas necessidades em prol desse amor. Assim deve ser nossa relação com Deus. Precisaremos, por vezes, negar aos desejos da nossa carne para nos manter fiel à Deus. E quando é amor, deixar algumas práticas antigas não se torna algo penoso, mas se torna um prazer. Pois saberemos que, de alguma forma, estaremos fazendo quem nós amamos (Deus) sorrir, e isso será eternamente gratificante.
O segundo amor que o texto se refere é o amor ao próximo, e o próximo não necessariamente será alguém que você já tem por perto. Até porque, amar a quem te faz bem é muito fácil. Amar a quem te ajuda é fácil. Amar a quem te ama de volta é uma consequência. Precisamos então aprender a amar àqueles que jamais nos amarão de volta. Amar àqueles que, um dia, nos fizeram sofrer. Não disse que é fácil, isso requer tempo e amadurecimento. Mas o primeiro passo para amar essas pessoas que tanto já nos agrediram é o perdão. Talvez seja a igreja que não te acolheu. Talvez seja o seu pai que te maltratou na infância. Talvez seja alguém que, voluntária ou involuntariamente, partiu o seu coração. Amar ao próximo também é amar àqueles que estão por aí, sofrendo e precisando de nossa ajuda. Amar ao próximo é ter empatia. É ajudar ao próximo. 
Mas o amor ao outro só será possível quando entendermos o outro amor ao qual o texto se refere, o amor próprio. Como já disse, acredito que Jesus jamais afirmaria tais palavras se não quisesse nos ensinar algo sobre o amor próprio. Ele diz, de forma clara: ame os outros como você ama a você mesmo. Temos vivido hoje em uma geração onde o amor próprio, muitas vezes, fora deixado de lado. Garotas e garotos sofrendo por amar à alguém que não corresponde à esse sentimento. Pessoas sofrendo por não aceitarem o próprio reflexo visto no espelho. Jovens cada vez mais depressivos por não encontrarem a paz. Amar a alguém só será possível quando você amar você primeiro!
Você só poderá querer o amor de alguém por você quando passar a se amar, se aceitar. A forma como nós nos amamos é como ensinamos outras pessoas a nos amar também. Então o texto de hoje não é apenas uma reflexão padrão sobre como devemos amar a Deus e ao próximo. Esse texto é para você, que precisa se amar, se aceitar.
Talvez a sua vida sentimental esteja mesmo uma bagunça, porque você tem se submetido à amores pequenos. Você tem se amado tão pouco que tem aceitado um amor raso, de um alguém que não te respeita, não te coloca pra cima, não te transborda. Mas eu preciso te dizer que, apenas quando você se encher de amor por você é que você entenderá que não merece esse tipo de “amor”, se é que podemos chamar assim.
E, sim, quando você entende o amor de Deus por você e você passa a ama-Lo também, você percebe que, involuntariamente, você se enche de amor por dentro, e compreende que não precisa de buscar em pessoas o amor que, primeiro  Deus e  depois você mesmo consegue suprir. 
Portanto, se ame mais! De verdade! Não procure em ninguém o amor que você precisa ter em você e por você! Jesus não diria para você se amar se isso não fosse, de fato, um dos maiores mandamentos. Ame você! Olhe no espelho e veja a pessoa linda que você é. Compreenda o seu valor, o motivo da sua existência. Eu sei como é difícil viver uma vida amando mais alguém do que a você mesmo, mas o mandamento não é esse… você só deve amar ao próximo como ama a você mesmo!!!  
O amor próprio não deve surgir apenas quando lhe faltar o amor do outro, mas deve ser uma prioridade em sua vida. Ame a Deusame você, e depois o outro com o mesmo amor. Seja feliz, seja livre, seja amada por você! Você merece!!!

Você pode gostar destes:

2 comentários:

  1. Amei! Que o amor seja prioridade na nossa vida e comecemos a amar assim como o Pai nos ama e ama os outros. Um beijo <3

    http://www.espelhodoreino.tk/

    ResponderExcluir
  2. Que texto cheio de sabedoria! Sara 💕 Tudo se resume ao amor, que deve ser acompanhado com o perdão. Amar o proximo não é sentir para amar, amar o proximo é decisão, escolha! e amar ao olharmos no espelho também! E amar a Deus acima de toda as coisas é prioridade, pois Deus é amor e nEle que flui o amor.

    Obrigada por compartilhar palavras de vida, texto rico sobre o amor.


    Beijos.

    ResponderExcluir